ENTRE CAVAS E TINTOS

É o país com maior área de vinhedos do mundo. Um país que ocupa a maior parte da península Ibérica, área geográfica mais ocidental da Europa. Nas regiões mais frias as principais uvas brancas são as Macabeo e Albariño. Para os tintos as mais importantes são a Tempanillo, e Garnacha. Atualmente a tradição e modernidade têm caminhado junto, com oferta de vinhos mais frescos, frutados e utilização de uvas estrangeiras, como Cabernet Sauvignon e Chardonnay.

O país possui 62 regiões vinícolas e é dividido em 6 macro-regiões. A região mais conhecida e prestigiada é a Rioja, que foi a primeira a receber o status de DOC (Denominação de Origem Controlada). Ao Sul temos o famoso vinho fortificado da Espanha o Jerez. O país é conhecido por seus Espumantes Cava, presente na seleção Safra Mundo.

O clima da Espanha é um dos grandes responsáveis pela alta qualidade dos melhores vinhos espanhóis. Localizado entre o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo, o país é beneficiado pelo clima e solo peculiares, que divergem de uma região a outra, tornando possível a elaboração de vinhos com diferenças marcantes.